terça-feira, 19 de maio de 2009

Em algum lugar do passado

Ontem tivemos uma agradável surpresa no encontro do clubinho. A Télcia nos mostrou três peças que são verdadeiras obras de arte, como vocês podem comprovar pelas fotos. Ficamos com a respiração suspensa diante de tamanha beleza e capricho. E aí foi uma avalanche de perguntas em cima da Télcia: quem fez? da onde você tirou isso? onde você achou? etc...
E olhem só as respostas:
Autora dos trabalhos: Yolanda Baldo Vernaschi, 90 anos de idade, mãe da Télcia.
Idade dos trabalhos: 53 anos
Vocês acreditam nisso????????????
Estes trabalhos, uma toalha de chá, uma toalhinha, e um paneleiro(depois eu explico) foram feitos por d. Yolanda para seu enxoval há 53 anos, sob a luz de lamparina. As técnicas usadas foram aplicação com ponto paris e pontos de bordados diversos.
São trabalhos perfeitos como raramente se vê hoje em dia. Só vendo para crer. A obra de arte, já disse alguém, é mesmo atemporal.
Gente, o paneleiro é incrível. Ele tem duas alcinhas laterais e uma no centro do trabalho. Ele ficava nas cozinhas, pendurado com preguinhos na parede, normalmente ao lado do fogâo à lenha Amarrava-se um arame que ia de um lado ao outro da peça e as tampas das panelas, normalmente ariadas como um espelho, eram colocadas ali, entre o arame e o tecido para não sujar a parede. Quem teve avós ou bisavós que moravam em fazendas, lembram muito bem disso. É uma peça raríssima. Precisamos conhecer pessoalmente esta artista e mostrá-la aqui no blog. E parece que tem muito mais no baú do enxoval da d. Yolanda. Dá até um arrepio, só de pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário