segunda-feira, 30 de abril de 2012

Mais presentes da Feira

Quem vai não se esquece de trazer lembrancinhas para sortear entre as que foram e as que não puderam ir. 
Na quinta passada, Gabi e Renata levaram dois mimos que trouxeram da Brazil Patchwork Show e sortearam entre nós.
É sempre uma grande expectativa e uma alegria participar desses sorteios.

O bottom lindo, presente da Gabi foi para a Renata .

E ela, sempre ela, nossa CAMPEÃ de sorteios levou a gaiolinha dourada, presente da Renata. 
Aí está a Maristela, com cara de "não falei????"


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Tildas no Clubinho Marília Baunilha

Ontem, na reunião semanal do Clubinho de Patch Marília Baunilha na Vila das Artes, terminamos nossa primeira Tilda. Há que haver algum esclarecimento aqui. Foi a primeira Tilda que fizemos juntas, porque várias meninas já haviam feito a boneca famosa em cursos com a Letícia Castilho, bonequeira das melhores.
Foi muito divertido e estimulante. Só faltou a amiga Télcia que continua às voltas com suas encomendas.


Descansando, apoiada numa das máquinas da Vila, a Tilda da professora Gabi.

A boneca da Maristela, tão delicada em seus tons de rosa.

A minha, sem as asinhas ainda, mas toda faceira para tirar foto.

Faltou a foto individual da boneca da Renata que estava sendo terminada. Mas aqui estão todas juntas , muito felizes e " se achando". 

As bonequinhas e suas mamães. Renata, com sua exuberante Tilda-Walkiria, Maristela, a delicadeza em pessoa, minha linda com  cinto de veludo e calças de listas e a elegância discreta da maravilhosa da professora Gabi.

Sílvia teve que sair mais cedo da reunião, mas levou sua Tilda pronta. Ela não perdeu tempo e trouxe a boneca prontinha de casa. Ficou muito linda, toda vestida de azul. e botões bordados pela Zezé.
Aliás, sentimos muita falta da Zezé, que também não pode comparecer. 
Gostamos tanto que nas próximas aulas só teremos Tildas para fazer. A próxima é uma gordinha banhista que vai ser ensinada pela Renata. Não vemos a hora!


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Uma molheira florida

Ganhei esta molheira de uma tia muito querida. Foi ela quem pintou . Gosto muito dessa peça mas não queria deixá-la guardada enquanto não é usada para sua atividade principal. Ela serve agora de floreira para meus broches de rosas Tildas. e enfeita minha sala de jantar. Acho que gostei mais desse tipo de molho.


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ecos da Feira

Ainda Brazil Patchwork Show. Compras da Gabi e presente da Pat. A Télcia ainda não apareceu no Clubinho  para mostrar o trouxe de lá. Acho que está contratando um carreto.

Gabi comprou vários projetos, que aliás já começou a fazer. A menina está numa produção desenfreada este ano. E flanela Lu Gastal. Curtimos muito.

Gentileza total da Patricia das Artes - sorteio de um tecido comprado na Feira. Felizarda Gabi. Também, tinha que ser ela. Estampas miúdas para combinar com suas bonequinhas que tanto sucesso fizeram na Feira.

terça-feira, 24 de abril de 2012

É útil e enfeita

Outro dia minha amiga e baunilhete Maristela me mostrou um trabalho que fez com um outro grupo de amigas: um porta recados. Muito bonitinho e diferente. Pedi a ela para fotografar e mostrar aqui no blog.
Porém, dei a ele uma finalidade diferente.

Pendurei a alcinha numa tomada saliente que tenho no ateliê. Dentro do bolsinho coloquei a fita métrica, que some quando a gente mais precisa dela ou acaba cortada por ficar em baixo dos tecidos que estamos cortando (quem ainda não fez isso?) 

E no pregador, coloquei as instruções do trabalho que estamos fazendo. Fica bem à altura dos olhos e muito prático para quem tem um ateliê minúsculo como o meu. 
Adorei a ideia do porta-recados mas acho que esta outra utilidade será muito útil, também.
Parabéns às meninas do Clube das quartas-feiras!  

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Jogos americanos

Filha que mora em Campinas encomendou jogos americanos.  São mais práticos, principalmente para quem tem crianças pequenas e independentes na hora de comer. "Sozinha, mamãe!"
Peguei meus paninhos alusivos ao tema, ou não, e fiz logo vinte. Acho que vai dar.

Estes ,mais sérios são pra mamãe e papai.

Com elefantinhos divertidos ficam pras meninas. Fiz bolsinhos para os talheres e deixei uma tarja em algodão cru para que elas mesmas escrevam seus nomes, para não dar briga.

Estes seis são básicos, tecido com flores e frutas de um lado e xadrez de outro.

Aqui algumas brincadeiras com alguns retalhos grandes que eu tinha no estoque. Acho que as meninas vão gostar. 

domingo, 22 de abril de 2012

GRANDE sorteio!!!



Querem ganhar muitos, mas muitos prêmios maravilhosos? Acessem  http://tecendosonhoscomvoce.blogspot.com.br/2012/04/sorteio-dos-sonhos.html#links  e participem!!! Aproveitem para conhecer os sonhos da Andreza Boal e seus trabalhos maravilhosos! 

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Marília Baunilha - Fase Tildas

Ontem começamos nossa fase Tilda. Ensaiamos muitas vezes começar mas nunca dava certo. Mas agora vai!!!
Entre comentários sobre a Feira Brazil Patchwork Show, risadas e concentração total sobre os moldes e tecidos, começamos.

A primeira professora foi a Gabi. Ela está nos ensinando esta linda Tilda Anjo do Jardim. 

Maristela e Renata no início dos trabalhos, traçam linhas sobre os tecidos que vão se transformar em corpinhos, braços e pernas.

A professora Gabi, delicada e eficientíssima, dá um "help" precioso à Renata.
Essas meninas não  são bonequeiras de primeira viagem, como pode parecer. Elas já têm anos de janela nos cursos da Letícia Castilho. Mas são de uma humildade e paciência infinitas com neófitas como eu. 
Isso cria um ambiente tão afetivo e prazeroso, que você se sente perfeitamente integrada à turma das mais graduadas.

Até a Silvinha conseguiu vir à reunião. Esteve ausente no mês passado por conta de compromissos profissionais mas agora voltou disposta a fazer e até nos ensinar a sua Tilda preferida.
Trouxe, também, uma parte do enxoval que está fazendo para a neta que vai nascer em agosto e que eu, de tão envolvida e concentrada na minha boneca que estava, esqueci de fotografar. Mas tenho a certeza de que a Sílvia não vai privar as simples mortais artesãs de ver seus bordados, seja no blog Tutti Patch ou no face. Gente, o bordado da Sílvia  é de uma perfeição e delicadeza de tirar o fôlego. 

Não conseguimos terminar a boneca, é claro. Então, na próxima quinta tem continuação. Mas saímos da reunião muito satisfeitas com nossos esboços da Tilda Anjo do Jardim.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Para um grande artista

Este panozinho vai ser um presente para uma pessoa de quem gosto e admiro muito. Geólogo e professor, dedica-se, nas horas vagas, à pintura. 
Eu o considero um grande artista e ganhei um quadro dele onde o mar ocupa lugar de destaque. Ainda não o emoldurei condignamente porque moro num apartamento alugado e não quero furar paredes. Mas, assim que tiver minha própria casa, o quadro ocupará lugar de muito destaque.
Para retribuir a gentileza do presente, fiz este panô inspirado no livro da Anni Downs, Some Kind of Wonderful para ele pendurar na parede de seu pequeno atiliê.
É um trabalho simples mas é a minha arte e sei que ele vai gostar e entender. 

Para conhecer mais da arte de Alexandre Vidal, acessem  http://www.ateliervidal.blogspot.com.br/.
O interessante é que as primeiras críticas de seus quadros são suas pequenas Mariana e Helena. Alexandre sabe das coisas...


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cestinhos redondos

Inspirada nesse lindo tutorial http://www.aspoonfulofsugardesigns.com/2011/03/tutorial-gathered-round-basket.html, fiz algumas cestinhas redondas para aproveitar retalhinhos e para aprender coisas novas. 

Fiz quatro, testando diferentes tipos de estruturas. Usei manta resinada, entretela daquelas bem duras e outras nem tão resistentes. A que eu mais gostei foi a manta resinada. Dá um acabamento melhor e a cestinha fica mais bem estruturada.

Para o pessoal da turma do "pra que serve isso?" fiz algumas fotos. Serve para colocar o celular, quando ele não está dentro da bolsa, em lugar bem visível.

Serve, também para guardar as chaves quando se chega apressada da rua.

Serve ainda para guardar coisinhas de costura no ateliê e dar uma enfeitadinha na bancada.
Além do que é uma delícia de fazer. A gente não quer parar mais de testar as várias possibilidades.


terça-feira, 17 de abril de 2012

Vieram de Minas, uai!

Na última quinta-feira, reunião do Clubinho, Télcia não pode participar. Muita encomenda e um tanto doentinha. Mas passou pela Vila rapidamente para nos abraçar e mostrar as coisas lindas que sua cunhada Maria Lúcia está fazendo lá nas Minas Gerais. São sacolas customizadas de uma maneira diferente e muito lindas.

Télcia levou duas e ficamos apaixonadas. Maria Lúcia usa tecido e renda na customização.

A laranja com pingente verde e acabamento em viés ficou muito caprichada.

A versão lilás também ficou muito bonita. Logo, logo estarão à venda na Vila das Artes para quem quiser ir às compras com muita elegância e bom gosto.
Parabéns, Maria Lúcia. Pena não termos nos encontrado.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Enquanto a Feira não vem...

Era pra ser a aula da Maristela ensinando a bolsa de dobraduras. Mas, segundo a Patrícia, o frisson que antecede a ida a São Paulo para ver o Brazil Patchwork Show 2012 deixou o clima meio aéreo. 
Talvez seja isso mesmo, porque só eu, que não vou à Feira, consegui quase terminar a bolsa  (vide post anterior).

Gabi não sabia se fazia a bolsa ou terminava as bonequinhas que serão expostas na Feira em São Paulo.

Optou pelas bonequinhas, porque, afinal, o compromisso é grande e importante.

Zezé, recebendo uma encomenda de última hora, ficou às voltas com moldes, riscos e tecidos para dar conta de tudo. 

Télcia deixou em casa uma encomenda enorme toda desmontada para vir, correndo, falar "oi!" "tchau"
Na próxima quinta teremos novidades fresquinhas trazidas da Feira. Não se esqueçam de tirar muitas fotos, meninas! E boa viagem!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Parceria produtiva

Ontem, na reunião de Clubinho de Patch Marília Baunilha aprendi a fazer esta bolsa com a Maristela.
Aliás, ultimamente, a Maristela tem me ensinado muito e mesmo, sem sua presença física, como foi o caso de ontem, consegui fazer a bolsa seguindo suas instruções.

É uma bolsa muito diferente, praticamente uma dobradura. As cores saíram um pouco distorcidas, principalmente o forro que na foto parece cinza mas é marrom, para combinar com o azul e marrom da parte externa.
Usei botões de madrepérola porque arrematei um pequeno estoque da loja de uma amiga (lembra Elena Scaransi?) que ia fechar. Ficou um trabalho delicado. 


Aqui mostro a bolsa da professora que pode ser vista em mais detalhes neste endereço http://maristela-arteemtecido.blogspot.com.br/.
As outras baunilhetes estavam ocupadas com mil e um afazeres e encomendas. E como no Clubinho impera a democracia, ficou "cada uma com seu cada qual" . 
Mais uma vez, obrigada mestra Maristela. Espero ter correspondido à sua dedicação e paciência em me ensinar. 

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ceó Pontual, nosso grande artista

Um dia…

março 23, 2012

Karl Rogers (1902-1987) foi um psicólogo norte-americano.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Uma boa mestra...

ensina até de longe. Na correria das reuniões do Clubinho, agora sob novo formato, onde cada uma aprende (ou não) o que quer, nem sempre dá tempo de aprender todas as novidades que aparecem.
Numa das última reuniões Maristela comentou sobre estas necessaires e fiquei interessada.
Ela, gentilmente me deu as explicações e me forneceu uma bolsinha semi-começada para servir de exemplo.

Consegui fazer e adorei. As possibilidades são infinitas. Até tive a ousadia de mudar o passo-a-passo um pouquinho para ficar mais fácil de fazê-las em minha máquina antiga e sem recursos extras.

Usei estampas "comestíveis" que deram um bom resultado. 
Obrigada, mestra Maristela! Mesmo de longe você é dez em didática!

terça-feira, 10 de abril de 2012

Frase perfeita

Logo que comecei a frequentar a Vila das Artes, Patrícia me disse uma frase que, na hora, achei um tanto duvidosa mas que, com o passar dos anos, constatei ser verdadeira e necessária: "Defeito é Efeito".
Parece lembrar uma outra, muito mais conhecida: Se o destino te der um limão...
Foi assim com essas bolsinhas cujo Pap prometia um acabamento perfeito do zíper. Claro que não foi culpa do Pap, mas o meu acabamento ficou muito a desejar. O que fiz então? Apliquei botões no final do zíper. O defeito virou efeito. E aprendi mais uma. 

Botãozinho vermelho delicado na estampa pra combinar.

No lugar da tradicional fitinha para dar o acabamento, botões para disfarçar e enfeitar.

Botão azul para combinar com o zíper. Botão lindo que fiquei até com dó de usar, mas ficou perfeito no acabamento do não tão perfeito acessório fechativo de bolsas. As puristas torcerão o nariz, eu sei.  Mas o importante é que eu invento e me divirto.


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Bloquinhos

Deixando as bolsinhas de lado um instante, e enquanto as baunilhetes não se reúnem novamente para produzir lindos trabalhos, vou postando os meus.
Dei um tempo nas bolsinhas e necessaires e fiquei matutando como poderia customizar uns bloquinhos que comprei na Feira de Campinas no ano passado.
Comprei por impulso, já que não consigo resistir a agendinhas, cadernos e bloquinhos. Estes têm a capa de mdf e me pareceram irresistíveis. 

Como sou péssima com pincéis, resolvi me inspirar em um livro Art to Heart e aplicar tecido no mdf. Pelos menos não precisei usar pincel. Usei a técnica de colagem com papel termocolante e deu certo.
Gostei. Fiz três bloquinhos  e um caderno.

O caderno fica pra depois. Esqueci de fotografar. 

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Bolsinhas sem zíper

Aprendi a fazer estas bolsinhas com um PAP muito bem explicado aqui neste endereço http://thatmorrisfamily.blogspot.com.br/2012/03/great-beginner-clutch-or-makeup-bag.html.
Com tantas tentativas de pregar zíper, umas bem sucedidas, outras nem tanto, fazer alguma coisa sem o quase indispensável fecho éclair foi um bálsamo na minha autoestima.

Esta foi a primeira, feita nesta máquina aí atrás mesmo. Isso não é cenário. É aí que faço todas as minhas costurices.

Aberta.

Logo depois vieram outras versões porque adorei fazê-las e queria ver o efeito em outros tecidos e cores.

                              Estas foram as últimas, com outros experimentos: botões forrados ou não.
                                       Adoro um PAP que respeita minha inteligência e meu  bolso.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Elas não se esquecem de nada.


Principalmente da atenção e carinho que dedicam às amigas baunilhetes.
Formos surpreendidas na última quinta-feira com esses lindos presentes oferecidos pela Zezé e pela Irene.
Ficamos agradecidas e sensibilizadas com a lembrança.

São latinhas em forma de ovos, lindamente pintadas com desenhos antigos.

A surpresa que sai  de dentro não é menos linda: um coelho fofinho e sua inseparável cenoura.
Obrigada Zezé e Irene! Adoramos!