sábado, 7 de setembro de 2013

Restauração

Fiz várias colchas na minha vida de quilteira. Uma temeridade, considerando minha máquina de costura anciã, totalmente sem os recursos modernos e o minúsculo espaço de que disponho para costurar. Quando me lancei  nessas grandes aventuras costurísticas até que tinha mais espaço mas o conhecimento e a experiência eram mínimos.Mesmo assim, espevitadamente (não é Renata Nicolau?) fiz seis colchas.
A primeira foi feita totalmente à mão - da costura ao quilt ( a máquina de costura ainda me assustava). Criando coragem, fiz uma para cada filha, à maquina. E é sobre uma dessas a postagem de hoje.

Para a filha mais velha fiz uma colcha em tons de rosa e vinho. Para a filha mais nova fiz outra em tons de azul e verde. Isso faz uns dez anos. 
Ano passado deu traça na colcha da filha mais nova. Minha primeira reação ao ver o estrago foi : "Não tem mais jeito". Depois, pensando melhor, resolvi tentar uma restauração. 

Uma "gambiarra", diriam vocês. Sim, talvez, quer dizer, pode ser, é isso mesmo - uma  legítima "gambiarra".
Não ia ser difícil porque a colcha foi feita com a união de vários quadrados de tecido.
Cortei somente a parte danificada.

Nesse quadrado o dano foi menor mas também não dava para ficar assim. Removi esse também. 

Costurei, com pontos invisíveis, outro quadrado fixando-o nos tecidos laterais.

Escolhi tecidos nos mesmos tons dos originais. Os tecidos novos estavam com as cores mais vivas mas tudo era lucro e melhor do que jogar a colcha fora.

Aqui a colcha pronta e estendida na cama. Os quadrados restaurados  se misturaram perfeitamente aos originais e a "gambiarra" ficou perfeita. Espero que as traças não descubram a colcha novamente.


7 comentários:

  1. Ficou ótimo.
    Meu pai e minha mãe ...aliás acho que todos....são mestres em gambiarras...
    Tempo em que era necessário inventar, descobrir...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Caracas Eneida, santa paciência a sua. Ficou ótima. Agora só daqui dez anos...kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que trabalho bonito, parabéns, quando se é feito com amor e carinho, rende e fica divino

    Seguindo seu blog, gostei muito

    Te espero no meu blog...
    Desejo uma semana maravilhosa pra você

    CLIQUE AQUI E VER MEU POST DE HOJE, FICAREI FELIZ COM SUA PRESENÇA
    BJUS
    LIH

    ResponderExcluir
  4. Eu não achei gambiarra! Pelo contrário, ficou muito bom mesmo com pontos invisíveis. Afinal esse é o verdadeiro patchwork, feito de retalhos. Sabe que até hoje não tive coragem de fazer uma colcha. Um dia eu consigo.Bjusss

    ResponderExcluir
  5. Não da nem pra perceber, ficou muito bom, beijos gabi

    ResponderExcluir
  6. Ficou ótimo!
    Um trabalho destes precisa ser conservado é uma obra de arte para ser admirada muitos e muitos anos.
    Parabéns!

    ResponderExcluir