terça-feira, 31 de maio de 2011

Abrir presentes é muito bom

Que o digam Zezé e Regina na comemoração dos aniversários das duas na última quinta-feira na reunião do Clubinho de Patch na Vila das Artes. Foram tantos presentes, abraços e palavras de carinho que nem pudemos costurar. Foi só festa!!!

Zezé recebe o carinho da amiga Miramar. Zezé ficou emocionada com as palavras de um lindo cartão que acompanhou o cachecol, presentes da Miramar.

Miramar acertou em cheio no presente da Regina: cd com uma música que a Regina adora e potinho de poá.

Patrícia colaborou com a elegância das meninas aniversariantes. Colar da Vila das Artes para a Zezé...

e colar para a Regina e as duas já começaram a usá-los ali mesmo.

Meus presentes, como sempre, um kit com coisinhas que elas gostam. Para a Zezé, além de tecidinhos, uma gola em tricô e uma toalha com laço.

Para a Regina, além de tecidinhos, um par de agulhas para tricotar e uma outra gola em tricô.

Canecas floridas e românticas para a Zezé e para a Regina, da amiga Renata.

Um chocolate quente para fugir do frio, hein Regina?

As necessaires maravilhosas da Télcia ganharam sorrisos das aniversariantes.

Quantos acessórios para guardar nas espaçosas bolsinhas!

Maristela confere a elegância da Zezé incrementada com o lindo cachecol que deu a ela de presente.


Em cinza, Regina prevê um lindo e elegante inverno.

Ainda faltam os presentes que as aniversariantes deram uma para a outra, o bolo e a torta salgada. Fica para amanhã.
Eu não disse que era muita comemoração?

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Interrompemos nossa programação normal...

... para noticiar um evento extra-curricular do Clubinho de Patch Marília Baunilha.
Sábado as baunilhetes foram convidadas pela Zezé e pela Irene para uma feijoada em comemoração às aniversariantes do mês. Levamos nossas famílias para esse primeiro encontro festivo. Vai ficar na história!!! Tudo estava MA-RA-VI-LHO-SO!!!!

O aconchegante lugar reservado pelas anfitriãs para nos receber., bem protegido do vento frio da manhã de outono.

As anfitriãs perfeitas, Irene e Zezé. A jarra de caipirinha sobre a mesa foi só mais um detalhe de um almoço incrível e delicioso. Destaque para o molho de pimenta feito pela Zezé que prometeu a receita para todas nós.


Couve com torresmo de bacon. Imperdível! Não fotografei a laranja doce e suculenta, a farofa de cebola, o arroz quentinho, o vinagrete minimamente cortado. Tudo perfeito e pensado com muito carinho para nos receber.

O feijão, com tudo o que tem direito.

A sobremesa, patrocinada pela aniversariante Regina, leve, como tem que ser: picolés de mil sabores.

A alegria do encontro das baunilhetes e suas famílias.

Do outro lado da mesa, descontração total.

Com nossos familiares, a festa foi perfeita.

No final, homenagem à Zezé e à Irene. Télcia comandou um coral super afinado. "A Zezé e a Irene são uma gracinha, nha, nha..." E foi por aí até à 4 horas da tarde.
Fomos embora muito relutantes. Não queríamos que acabasse.
Obrigada às amigas queridas, Zezé e Irene pela tarde deliciosa, pela maravilha de almoço, pela amizade, pelas risadas, pela atenção, pelo carinho.

domingo, 29 de maio de 2011

A vez da comadre

A Sílvia é comadre da Regina mas não é comadre de mais ninguém no Clubinho. Mas, mesmo assim, nós a chamamos, carinhosamente, de comadre também.
Nas fotos o carinho da comadre Sílvia para com a comadre Regina e a comadre-postiça Zezé.

Uma estola cheia de charme para a elegância da Zezé.

Que bonitinho! Como disse a Regina, parece aquelas cenas de filmes em slow motion.


Finalmente as comadres se encontram e Regina exibe, feliz o presente que ganhou da Sílvia.

sábado, 28 de maio de 2011

É muita comemoração!

Nestes últimos dias tivemos dois aniversários, o da Regina e o da Zezé. Resolvemos comemorar os dois juntos na quinta-feira, dia 26. É claro que não deu pra ter aula. Foi muita comemoração! Foi muita risada, algum choro, também. E muita foto, mas muita foto.
Vou tentar não ser cansativa e publicar as mais significativas. Mas, sabem como é, aniversário em dobro, fotos multiplicadas e postagens mais ainda.
Estabelecida uma ordem cronológica nos cumprimentos e entregas de presentes, vamos às fotos.


Gabi chegou quase no fim da festa mas, em compensação, trouxe a linda prole pra dar um abraço na tia Regina. Trouxe, também, um delicado oratório para Regina, feito por ela.


Para a Zezé, Gabi fez uma simpática e travessa bonequinha-alfineteiro. Os detalhes minúsculos confirmam a fama da Gabi de mestra das miniaturas



Juntas, Regina, Gabi e Zezé.



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Amigo


Hoje, na reunião do Clubinho de Patch, comemoraremos o aniversário de duas baunilhetes, Regina e Zezé. Recorro ao inspirado artista Ceó Pontual para homenageá-las.



Caio Fernando Loureiro de Abreu (Santiago, 12 de setembro de 1948 — Porto Alegre, 25 de fevereiro de 1996) foi um jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alunas aplicadas

É comum, quando não conseguimos terminar os trabalhos ensinados nas aulas, finalizarmos em casa e levarmos para mostrar às companheiras e, principalmente, às mestras que os ensinaram.
Na última reunião do Clubinho levamos prontos os trabalhos ensinados pela Renata e pela Gabi.

Os porta-níqueis ensinados pela Renata e terminados por mim, pela Maristela e pela Miramar.


Muitas abóboras ensinadas pela Gabi enfeitaram a nossa mesa de trabalho. Adorei a de bolinhas rosa da Gabi e a joaninha que a Maristela colocou na dela.
Alunas aplicadas de professoras competentes.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Ecos de uma aula deliciosa

Não foi outra coisa a aula da Maristela, uma aula simplesmente deliciosa. E muitíssimo bem preparada.

Logo no início recebemos a "receita" da aula, ou seja, o passo-a-passo muito bem explicado e impresso para que possamos fazer novamente o trabalho sem a ajuda e presença da mestra. Ganhamos, também, o vasinho de cerâmica para acomodar nossas flores. Um carinho extra.

O lanche enorme e revigorante: rosca da vovó e pão de linguiça.


Minhas flores já prontas e enfeitando o cantinho onde guardo minhas fofurinhas de tecido. Ao fundo, o quadro que ganhei da Miramar no meu aniversário do ano passado - reprodução do ateliê de uma crafteira. As florzinhas deram um charme especial ao cantinho.

Obrigada, Maristela, pela aula maravilhosa!!!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Uma história com final feliz


Costumamos brincar que a Télcia, apesar das brincadeiras, piadas, risadas, caras e bocas, sempre termina o projeto da aula em primeiro lugar. É intrigante.
Não foi diferente na última reunião do Clubinho de Patch.
Télcia chegou atrasada. Já foi motivo para brincadeiras. Vai daqui, vai dali, "Oi gente!", beijinhos, "Já foi o sorteio?", " Que coisa linda!", etc, etc. Poucas explicações sobre o atraso.

Télcia se sentou em seu lugar de sempre, retirou o material da bolsa e começou. Como já tinha perdido as explicações da mestra Maristela, ficou um tanto confusa e Zezé veio em seu socorro.

Não foi o suficiente. Regina, lá do outro lado da mesa, sensibilizada com a confusão da amiga, juntou-se a Zezé para tentar explicar.

Explica daqui, sopra dali, Télcia começa a riscar os círculos no tecido para fazer a hortênsia.

Parece que agora vai. O V da vitória e o sorriso confiante nos deixam apreensivas. Nós que chegamos no horário, ou até antes, ouvimos com atenção extrema as explicações da professora, nós que estávamos vários passos à frente, começamos a desconfiar que, mais uma vez, as profecias se cumpririam. Télcia seria a primeira a terminar.


De repente, quebrando o silêncio da concentração no trabalho, um grito: "STOP"!!!!!!!!!!!! e ali está ela com o trabalho incompreensivelmente terminado. O jeito é cair na gargalhada, como fez a Gabi.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Flores na tarde fria

Nossa região, embora não seja umas das mais quentes do estado, não é exatamente propícia para o cultivo de hortênsias. Mas ontem, na aula que a Maristela ministrou na Vila das Artes, elas floriram em profusão.
Baseada em projeto visto no blog http://melzamelo.blogspot.com/, Maristela nos ensinou a fazer estas pequenas flores delicadas. Não é preciso dizer que a mestra prendadíssima e organizada nos forneceu os vasinhos de argila para colocarmos as flores prontas, trouxe um delicioso e enorme lanche e, como se não bastasse, ofereceu quatro brindes para serem sorteados entre as baunilhetes.
Tudo perfeito!!! A-DO-RA-MOS, Maristela querida!

Da esquerda para a direita, Télcia, cujo atraso na chegada foi motivo de muita brincadeira e risadas, Gabi e Maristela, que ensina e faz, ao mesmo tempo. Pode?

O início do trabalho. Parece que não vai virar nada.

Depois de algum tempo, o milagre da agulha e da linha. As flores vão aparecendo e encantando.

Algumas prontas, outras quase. Mas todas muito lindas.

Momento para não esquecer. Gabi, Maristela, Regina, eu e Renata, as felizes ganhadoras dos adoráveis presentes que a gentil professora nos ofereceu, cremes, sabonetes e porta-bijus.

Para terminar, registro da turma quase completa - Miramar, Télcia, Zezé, Gabi, Maristela, Regina, eu e Renata. Sílvia ainda às voltas com a mudança de residência, não conseguiu se juntar a nós. Fez muita falta.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Trabalhos refeitos


Esta postagem até parece um clone da que a Maristela, http://maristela-arteemtecido.blogspot.com/, publicou em seu blog no dia 16. As duas postagens mostram os trabalhos que aprendemos com as queridas Gabi e Renata. Professoras e Maristela, considerem este repeteco uma homenagem à dedicação de vocês.
A abóbora estampada foi começada na aula da última quinta. Aliás, esta abobrinha foi motivo de muitas risadas na ocasião. Distraída, apesar das explicações da professora, cortei e costurei apenas metade da abóbora achando que estivesse pronta. Ficou uma espécie de ET e todo mundo riu muito diante da minha "abóbora menina". Em casa, acabei de cortar e costurar a coitada e, para conpensar e garantir o aprendizado, cortei e costurei uma irmã alaranjada e lisa. Achei legal o contraste. Agora estão acomodadas na fruteira em cima de minha mesa de jantar.


Este trabalho ensinado pela Renata também foi refeito em casa. Não gostei do que comecei na Vila das Artes. Fico um pouco confusa com as máquinas de costura "modernas" da Vila. Minha Vigorelli de 40 anos é mais "obediente". Por isso, depois da aula da Renata, em casa, refiz a linda niqueleira que ela nos ensinou. Concordando com a Maristela, apesar de o trabalho ficar muito bonito, vai ser "filha única".

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Bolsa de trabalho

Já faz algum tempo que concluí esta bolsa e a elegi como minha nova bolsa de trabalho. Ela é muito prática. Tem vários bolsos e é bem leve. A bolsa que eu usava anteriormente para levar material de costura para as aulas do Clubinho era linda. Eu a comprei numa feira de patch em São Paulo. O único problema é que era muito pesada, mesmo vazia. Esta que fiz agora é leve e grande e me permite carregar muita coisa. Adorei fazer.
Vários bolsos externos ajudam a organizar muito bem o material de trabalho.


Com um espaço interno adequado, posso levar tecidos, tesouras, agendas e muitas outras coisas mais que a gente acaba inventando.

terça-feira, 17 de maio de 2011

A valisete da Regina

Regina me incentivou imensamente para que eu fizesse a valisete ensinada pelo blog UN PETIT BOUT DE FIL. Aliás, foi ela que me apresentou ao blog. Adorei o trabalho quando o vi pela primeira vez mas confesso que cheguei à conclusão de que não seria capaz. Não leio francês e, na época, achei que esta seria uma barreira intransponível.
Mas o tempo passou, aprendi muitas técnicas com as baunilhetes, decodifiquei PAPs em outros sites e tomei coragem.
Já mostrei, em outro post, as minhas criações. Agora venho mostrar a da Regina, esta linda valisete em tons de azul, começada durante uma Oficina de Ideias e terminada em casa.

A valisete romântica foi muito elogiada pelas amigas na última reunião do Clubinho.


Regina, falando às baunilhetes, Gabi, toda atenção e a valisete, linda, reinando absoluta, em primeiro plano.