quinta-feira, 28 de abril de 2011

Pequenas jóias

Na última reunião do Clubinho de Patch a Renata nos surpreendeu com uma história que comoveu a todas nós.
Depois de retirar vários círculos de tecidos de sua bolsa de trabalho, começou a contar a história daqueles minúsculos exemplares de tecidos. Contou que pertenceram à sua bisavó, a mãe da Dadá, a quem a Renata dedicou o nome de seu blog, Baú da Dadá.
A velha senhora, dona Lola, fazia com aqueles retalhinhos, colchas para toda a família. Tudo era feito à mão, desde o chuleado para não desfiar o tecido, passando pelo crochê, até a emenda de todos os círculos.
Dona Lola estava com 93 anos quando faleceu e os pedacinhos de tecido que a Renata levou foram os últimos que ela fez.
Renata espalhou as rodelinhas sobre a mesa da nossa salinha de costura e pediu que escolhêssemos um para guardarmos como lembrança de um tempo em que psiquiatras e Rivotril não existiam e nem eram tão necessários.
Quase choramos de emoção. Este trabalho tem mais de 40 anos e tanta história pra contar que nem imaginamos. Entre elas, a Renata se lembra de que Dona Lola emendava estes pedacinhos enquanto esperava pelo filho que, um dia, foi para os Estados Unidos e nunca mais voltou ou deu notícias.
Temos muito que agradecer a você, querida Renata, por nos deixar participar de sua história e compartilhar conosco este legado inspirador deixado por Dona Lola, mãe da Dadá.

Renata contando a história das rodelinhas de tecido. Maristela e Télcia encantadas.

Bem de perto, detalhe do crochê, colocado no tecido, depois de embainhado à mão.


Alguns pedacinhos da colcha que Dona Lola não consegui terminar e que hoje estão no cantinho de costura de cada baunilhete, bem pertinho de nossos corações.

4 comentários:

  1. Renatinha, foi o melhor presente que ganhei nos últimos tempos. a bisa Lola deve estar feliz lá no céu vendo que suas "rodelinhas" estão em mãos de pessoas que adoram tudo isso.
    Muito, mas muito obrigada mesmo. Ah!!! Adoro suas histórias e presente com história então...
    Amo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que história linda, Eneida!
    Fiquei emocionada.
    Bjus em todas Baunilhetes

    ResponderExcluir
  3. Eneida querida, obrigada pelos elogios, não sou merecedora deles todos não.
    Bjão até já.

    ResponderExcluir
  4. Eneida, que linda história. História de amor e dedicação. Que lembrança linda de guardar. São mãos preciosas que trabalham e deixam um legado. bj Nina

    ResponderExcluir