quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Um grande exemplo


A convite das baunilhetes, minha mãe, Odete Ferreira Genta, foi até a Vila das Artes, em  nossa reunião de quinta-feira passada,  mostrar seus trabalhos de bordado.
Aos noventa anos de idade, não passa um dia sem bordar suas famosas toalhas com ponto reto. Ressalva feita aos domingos porque, segundo ela, não adianta: é bordar no domingo e desmanchar na segunda. Os domingos são preenchidos com palavras cruzadas.
Bordadeira desde criança, quando era imprescindível uma mocinha prendada conhecer as artes manuais, só interrompeu esta atividade durante os anos em que cursou Farmácia na cidade de Araraquara. 
Ensinou bordado para filhas, netas e bisnetas. E segue firme, sem precisar de óculos, na sua paixão diária, de escolher riscos, linhas e bordar, bordar, bordar...

Maristela parece não acreditar quando fica sabendo que Dona Odete consegue bordar uma toalha por dia, se o risco não é muito trabalhoso. 

Maristela continua duvidando.

Algumas das produções da artista. O crochê é terceirizado. Quantas pessoas já ganharam uma toalha bordada por ela? Talvez tantas quantas somem os anos que ela passou bordando. 
Sem dúvida nenhuma, um grande exemplo!!!

6 comentários:

  1. Eneida, vim retribuir a visita no blog e agradecer pelo carinho. Fico muito feliz em saber que gostou do meu trabalho.
    Cheguei aqui e fiquei apaixonada pela Dona Odete. Nossa que história maravilhosa. Essas toalhas são lindas!!! E realmente é impressionante saber que ele borda uma por dia. Ela deve ter um motorzinho nas mãos né? rs E o melhor de tudo é que ficam perfeitas.
    Por favor a parabenize por mim. Amei!!!
    Bjokas e ótimo feriado!!

    ResponderExcluir
  2. Olha Eneida, é inacreditável mesmo. Quero chegar nessa idade esperta como ela.
    Bjs
    Maristela

    ResponderExcluir
  3. Olá minha Doce Amiga,

    Taí, está explicado de onde você herdou os dons artísticos: da Mamãe ODETE.
    Fiquei emocionada com sua vitalidade!!
    Quanta delicadeza nessas toalhas!!!
    Dê um abração na Sra. ODETE por mim.
    Regina Coeli

    ResponderExcluir
  4. Eneida, que graça a sua mãe.
    Adorei a regra, bordado de domingo desmancha na segunda. Vou cuidar pra ver se dá certo. Manda um grande beijo pra ela, por favor. Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oiiii....
    Adotei a Dona Odete como minha avó!!!! Aprendi vários bordados com ela!!!!!! Talentosíssima!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Eneida, que pessoa linda é sua mãe! Admirável! A minha tb era maravilhosa, mas aos 50 anos teve um AVC e ficou acamada e sem fala por mais 21 anos. Qdo era saudável, trabalhava na roça, costurava pras cinco filhas, fazia camisas pro meu pai e andava sempre às voltas com tricôs e crochês. Todos os bb ganhavam sapatinhos. Que sejamos parecidas com elas!
    Bjs e um lindo dia!

    ResponderExcluir