terça-feira, 27 de abril de 2010

Meu cantinho de costura


Continuando a mostrar o cantinho de cada uma das baunilhetes, hoje vou mostrar o meu (mesmo porque NINGUÉM AINDA ME MANDOU FOTOS DOS SEUS CANTINHOS, a não se a Regina).
Moro em um apartamento que não é meu, mas tive a sorte de conseguir um quartinho cheio de armários onde coube minha máquina de costura. Não me sinto muito bem furando as paredes de um lugar que não é meu, por isso algumas das minhas coisas ficam um pouco amontoadas. Tenho planos para estas paredes - pequenas prateleiras, pequenos armários, etc, mas vou me contendo. Procuro até tirar proveito desse pouco espaço, segurando aquele impulso quase irrefreável de comprar mais paninhos, mais revistas, mais botões, mais, mais mais...
Minha máquina, uma Vigorelli, ganhei de minha avó quando me casei. Como ela era uma italiana um tanto quanto preocupada em economizar, quando fomos comprar a máquina - meu futuro marido, ela e eu- ela optou por um gabinete sem gavetas, mas, talvez até prevendo o futuro, nós pagamos a diferença e eu levei para casa uma com 4 gavetas. Duas delas já se foram. Desgaste natural, eu acho. Algumas outras pecinhas também já quebraram, o que dá à maquininha um certo ar de Frankeinstein, com seus remendos de fita crepe. Mas a verdade é que ela cumpre muito bem o seu papel. Como dizem minhas amigas, ela não faz zig-zag, não tem pontos de bordado, não tem nenhuma habilidade extra, mas tem um "ponto" lindo que nunca, nesses 40 anos, saiu da linha, literalmente.
É nesse cantinho que passo muitos momentos felizes de minha vida, inventando, costurando, desmanchando, pensando em minha família linda, em meus amigos queridos. É um lugar de sonho.
Fotos gentilmente tiradas pelo marido.



8 comentários:

  1. Eneida, mesmo apertadinho o teu cantinho é todo charmosinho!! Adorei!! E esta máquina menina??!! Linda e poderosa!! Amo estas vigorellis, a da minha vó era assim, mas ela jogou fora!! Queria brigar qdo soube...mas nao adiantava mais....hihihi
    Assim, ganhei a singer dela.. eu nao uso pois morro de medo do pedal!!
    Mas reformei ela todinha!!O gabinete tb!!
    Lindona, eu amei conhecer o teu cantinho, que vc continue a produzir doçuras nele!! Abelha Rainha produz doçuras, e vc é uma linda abelhinha!!
    Beijocas
    Andreza

    ResponderExcluir
  2. Minha Doce Eneida,

    Não importa o tamanho ou mesmo o conforto, o que interessa é que mesmo com todas as limitações você montou "SEU CANTINHO" e coloca nele todas as suas boas energias!!!
    A MÁQUINA DE COSTURA DA VOVÓ não tem preço é única e você aprendeu a lidar com ela com carinho, tenho absoluta certeza!!!
    Muito simpática sua MIGUXA (é assim que chamo minha Máquina de Costura)!!
    Parabenizo você pelo seu CANTINHO DE COSTURA e ao maridão pelas fotos!
    Antes de usar a bengalinha tenho fé em Deus que ainda terei um CANTINHO LINDO para fazer minhas artes e pintar o sete....
    É bom termos registros de nossos feitos e os seus são EXCELENTES!!!
    Beijinho carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Amigas queridas,

    Obrigada por suas palavras lindas. Sou uma pessoa privilegiada,e agradeço a Deus por isso, por encontrar em meu caminho pessoas tão maravilhosas e especiais como vocês.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  4. Amiga, eu ja conhecia o seu cantinho e até ja sentei nessa maquina, mas ler o qe vc escreve é uma viagem deliciosa.Saiba que estou aprendendo muito com você e cresci muito na confecção dos meus trabalhos,na coragem de encarar novos desafios do patch e até como pessoa. Você faz parte das minhas amigas prediletas! Regina

    ResponderExcluir
  5. Oi Eneida.. que cantinho mais gostoso.. queria um destes pra mim... como não tenho.. vivo levantando acampamento..rs...rs...e sua máquina é linda.. mas acho que eu consegui te superar a minha é uma Vesta Alemã com mais de 60 anos, herança da minha avó e também tem um ponto lindo, costura bem até hoje só a bobina que tenho que encher na mão.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Tem um selinho esperando por você no meu blog. Passa lá para pegar...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. mãe, faltou mostrar o quadrinho que eu bordei né???

    ResponderExcluir
  8. Oi Eneida.
    Estava fazendo uma pesquisa sobre cantinho de costura e me deparei com esse seu sonho de cantinho...que apertadinho que nada, é do tamanho que sua imaginação precisa para criar, parabenizo vc pela gentileza das fotos, que me inspiraram e com certeza inspirarão outras.
    Estou tentando trasnformar um quarto aqui de casa que esta inutil, era para ser dos meus enteados, mais j´que eles só vem fim de semana,e raramente, estou tentando amansar meu marido,para transformar em atêlier, torce ai por mim, e fique certa que assim que eu conseguir venho aqui te mostrar, já que vc foi minha grande inspiração.
    Muitos beijos , parabéns pelo seu trabalho, pelo blog e pelas lindas idéias.
    lihh.
    Se quiser passar lá no flickr e veja um pouquinho das minhas artes , ficaria muito feliz com sua visitinha.
    Lihh artes e coisinhas.
    bjim

    ResponderExcluir