domingo, 25 de abril de 2010

A história do Patinho Feio

Sou seguidora do blog http://elefantz.blogspot.com, da designer australiana Jenny. Adoro seus textos e seus trabalhos. Recentemente, ela propôs um desafio às blogueiras australianas: cada uma deveria selecionar um fat quarter de um tecido que considerasse feio, alguns enfeites e uma barra de chocolate para dar energia e trocassem entre si. Ao receber a encomenda, cada uma deveria transformar aquele tecido feio em um trabalho maravilhoso e devolver à sua dona. Estariam, assim, reinventando a história do patinho feio que se transforma em cisne.
Amei a idéia e, há um mês atrás, propus o mesmo desafio às baunilhetes. Todo mundo topou e fizemos as trocas dos tecidos feios. É bem verdade que algumas "trapacearam" e apresentaram tecidinhos que de feio não tinham nada. Mas, enfim, o que importava era o espírito da brincadeira. As donas dos tecidos realmente feios aguardaram com ceticismo o resultado do desafio.
Na última reunião do clubinho, quinta, dia 22, fizemos a "revelação". Foi SUR-PRE-EN-DEN-TE!!!
A reunião foi feita aqui em casa, pois meu marido está se recuperando de uma cirurgia e eu não poderia me ausentar. As baunilhetes, generosamente, concordaram em se reunir, num aperto só, ao redor de uma mesa para aprender a fazer duas flores de tecido que eu ensinei. Depois das flores e antes do lanche fizemos a entrega dos tecidos feios agora transformados em cisnes de rara beleza às suas donas de origem.
Olhem o que apareceu!!!!

A Miramar ganhou da Patrícia o seu tecido estampado de galos e galinhas transformado em um bolso desse lindo avental. O outro bolso, apenas pespontado, está preso com botões forrados com a carinha de galinhas. Gente, que detalhe criativo!!!! Ao fundo, pelo espelho, vocês podem ver as paparazzi baunilhetes se acotovelando para tirar as melhores fotos.

A Maristela fez uma propaganda tão negativa do seu paninho feio que, quando a Regina mostrou o que havia feito com ele, ninguém acreditou. Olhem só o olhar de "não acredito!" da Télcia. O, até então, também irrecuperável tecido de girassóis, se transformou em um lindo lugar americano. A Maristela gostou tanto que pediu os moldes da Regina para fazer outro para o marido e ela poderem tomar o café da manhã juntos.

A Maristela transformou o tecido estampado da Regina em um panô encantador. As flores do tecido da Regina ganharam miolo de botões, o que deu uma graça toda especial. O pauzinho de canela perfumou o panô que a Regina vai colocar enfeitando seu cantinho de costura.

Não foi nada difícil transformar o tecido que sorteei em algo bonito. A Patrícia foi uma que "facilitou" as coisas, apresentando um tecido estampadinho de rosa, por si só, já um cisne. Fiz, com ele, uma cestinha de costura. Forrei com um estampado de botões, fiz alguns bolsos para conter tesoura, fita métrica, linhas e agulheiro. Coloquei as alças de fita métrica, para compor o clima. Fez sucesso!

Com o meu tecido branco de listas com raminhos vermelhos e azuis, que eu considerava irrecuperável, a Gabi fez estes dois anjinhos maravilhosos. Todas nós ficamos mudas de espanto!

Depois de contar os bastidores engraçadíssimos que resultaram nesse lindo porta-sapatos, a Télcia presenteou a Sílvia com este lindo cisne!

A Miramar sorteou o tecidinho florido da Gabi. Com ele fez um divertido avental que, depois de fechado, vira uma carteira. Idéia genial!

A Renata transformou o tecido "zebrado" da Télcia em um kit apagão, com velas, caixa de fósforo forrada e plaquinha de cerâmica para colocar as velas. Pairando sobre tudo anjinho fofo abençoando a dona do tecidinho.

O tecido de vasinhos de flores é da Zezé . Quem o transformou foi a Sílvia. Ela fez um porta-travessas com um bordado lindíssimo. Olhem os sorrisos de encantamento nos rostos da Gabi e da Regina.

A Zezé, com as mil atividades que exerce, não teve tempo de transformar o tecidinho da Renata. Mas, muito inspiradamente, fez do tecido que sorteou, uma charmosa embalagem para um lindo colar de miçangas com o qual presenteou a Renata. A sortuda vai, assim, ganhar dois Cisnes- o colar e a surpresa que a Zezé vai preparar com o tecido "feio".

A aula de flores? Depois eu conto como foi.

4 comentários:

  1. Bom de Patinho feio estes tecidos não tem nadinha, todos lindos e parabéns a todas pois foram de uma criatividade ímpar...os trabalhos ficaram maravilhosos!! Beijos a todas.

    ResponderExcluir
  2. Ohhh amei a brincadeira!! Que delícia ver todos estes patinhos lindos transformados em cisnes mais lindos ainda!!! Parabéns as baunilhetes!! Que como sempre nos surpreeendem com tanto encanto!!
    Beijocas
    Andreza

    ResponderExcluir
  3. Minha Querida Eneida,
    Fiquei sem NET por mais de uma semana e somente agora estou colocando meus contatos em dia..
    Que coisa mais preciosa essa HISTÓRIA DO PATINHO FEIO!!!
    Veja bem, as coisas se transformam quando se usa a criatividade!
    Eu tenho muitos exemplos disso...
    As vezes um retalhinho parece tímido ou muito "cheguei" e de repente com um toque de carinho e criatividade conseguimos verdadeiras proezas, fazemos o FEIO se transformar em BELO...
    Parabéns para cada uma de vocês!!
    Sempre aprendo quando visito vocês!
    Beijinhos carinhosos.

    ResponderExcluir
  4. Queridas amigas,

    Não é mesmo uma história bonita? Todas nós baunilhetes ficamos comovidas com o resultado da brincadeira. E, cá pra nós, não ficamos devendo nada para as nossas amigas australianas.
    Eu, particularmente, fiquei agradavelmente surpresa com a qualidade do acabamento dos trabalhos, com a criatividade, com a escolha das cores. Isso se chama respeito, isso se chama carinho, isso se chama amor.

    ResponderExcluir