sexta-feira, 29 de maio de 2009

A arte de Yolanda




Dona Yolanda Baldo Vernaschi nasceu em Guariba (SP) em 11 de maio de 1919. Veio com seus irmãos e irmãs para Marília quando tinha nove anos. Aqui casou-se com Otavio Vernaschi, falecido em outubro de 2008, e constituiu uma linda família. Tem os filhos Télcia, Cristina e Otávio e as netas Maria Beatriz, Gabriela e Ana Luiza.
As irmãs a ajudaram a bordar seu enxoval, muitas vezes à luz de lamparinas. Tiravam os riscos do Jornal das Moças ou os iscos já vinham impressos no tecido. Os pontos usados eram o matiz, o ponto paris, o ponto nó, ponto máquina e o caseado.
Começou a bordar por volta dos 10 anos de idade e, como não gostava muito de ir a quermesses, passeios pela cidade, ou viajar, ficava em casa, fazendo companhia aos pais e bordando.
Alguns de seus trabalhos podem ser conferidos aqui. Não são somente bordados, são OS BORDADOS. Atentem para a perfeição de cada ponto, para o bom gosto na escolha das cores e riscos. Olhados de longe, paracem pinturas. Doce dona Yolanda, foi um privilégio conhecê-la!

Um comentário: